quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fuxicos & Fuxicos


Um dos artesanatos mais conhecido no Brasil e também muito querido é o “Fuxico”.
Ele utiliza retalhos de pano, que em forma circular e franzidinhos lembram o formato de uma flor.

Além do formato tradicional, que sugere o formato de uma flor, hoje, encontramos, também, fuxicos em formatos de borboletinhas, coraçãozinhos, etc.
Esta idéia simples criada a partir de retalhos de tecido, o uso de uma agulha e pequenos alinhavos, faz a imaginação voar...


Não resisti e fui pesquisar a história deste “Fuxico”, que encanta tanta gente, além de ser fonte de renda para várias pessoas, que fazem do artesanato, a sua profissão.
“O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos. Entretanto, eles se popularizaram dentro do universo do patchwork no início do século XX. 
O fuxico está presente em todas as regiões brasileiras. “O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e cochichar sobre a vida alheia.”(Fonte: http://fuxiquinha.wordpress.com/historia-do-fuxico/).

Que tal visitar http://fuxiquinha.wordpress.com/historia-do-fuxico/ e conhecer mais sobre a história desta arte tão encantadora e fascinante?
Deixo aqui várias imagens para inspirar a todos. Tenho certeza que vocês vão se encantar...










Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário