quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Hortinha de temperos


Quem gosta de cozinhar, sabe que é muito útil ter temperos frescos sempre à mão.
Eu amo ervas frescas!...Tenho dois lugares especiais para isto: um canteiro e um vaso
grande com salsa, manjericão, tomilho, cebolinha, orégano, etc.
Ah! Tenho capim cidreira e hortelã para o chazinho, também!rs
Google

“O canteiro, onde já tenho alecrim, está sendo novamente preparado para repor mais temperos, já que as formigas fizeram a “festa” com minhas mudinhas.

Para se ter uma hortinha de temperos é simples. Basta alguns cuidados e boa vontade.
Vou deixar algumas dicas que tem funcionado bem, comigo.

 1. Um vaso ou cantinho arejado (varanda, quintal, jardim, área de serviço, corredor, etc.), e que receba sol, por pelo menos duas horas;



2. Jardineiras ou vasinhos devem ter uma boa drenagem, feita com pedrinhas, para não acumular água e correr o risco de apodrecer as raízes;

 Google
Google

3. As melhores ervas/temperos para uma boa hortinha caseira, são as mais úteis para cozinha e mais resistentes ao nosso clima, como: salsa, cebolinha, alecrim, manjericão hortelã, orégano, tomilho, sálvia e pimenta;

Google

4. É necessário para a saúde de sua hortinha, duas horas de exposição ao sol.

5. A rega deve ser feita todos os dias pela manhã ou tardezinha.E a quantidade de água dependerá do  tamanho dos vasos ou canteiros.

6. É aconselhável o uso do adubo orgânico,que poderá ser feito  a cada trinta dias.

7. Não esqueça de retirar as ervas daninhas.


Google

Você pode também fazer uma hortinha vertical de temperos.
 Fica lindo e não vai ocupar espaço!

Google
Que tal preparar a sua hortinha de temperos?



Beijos

2 comentários:

  1. Olá Rosangela,
    Vim conhecer o seu cantinho :)
    Antes de tudo queria agradecer o seu e-mail tão carinhoso pra mim, gostei demais de abrir as minhas mensagens logo de manhã e receber tamanho carinho. Obrigada de verdade, viu?!
    Aqui em casa, tem espaço para ter horta, aliás já teve, meu sogro cuidava, ele tem mãos boas pra isso, mas já faz um tempo que está abandonadinha :(
    Couve e cebolinha do pé são coisas boas demais, rsrs
    Parabéns pelo blog, vou estar sempre por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Elza!
      Obrigada por visitar meu blog.
      Acredite,fiquei muito feliz e agradecida por suas palavras.Como disse no e-mail,seu blog foi uma de minhas inspirações.É um prazer tê-la como seguidora.Volte sempre! Bjos

      Excluir